quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SER DIFERENTE não é necessariamente SER DESIGUAL...

A desigualdade determina um nível de hierarquia onde um ser é obrigatoriamente superior ao outro, e a diferença apenas define que um ser não é igual ao outro... Portanto, diferente sim, desigual nunca! – Essa é uma questão de ALTERIDADE. (Eliane Costa Santos)


Percepções ao navegar por hipertextos

A internet é um meio de pesquisa muito válido, pois em pouco tempo, obtém-se informações variadas. O internauta é um pesquisador com um grande leque de opções para melhorar sua qualidade de pesquisa, se utilizado de forma coerente. O hipertexto possibilita a interação de vários textos em um, como um texto aberto. A medida que utilizamos os links, complementamos o texto principal. “O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento... Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos. O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. Enfim, as partes de um hipertexto fazem sentido, mesmo sendo deslocadas do seu eixo central ou enredo. Ele possibilita a livre escolha, por onde começar e em que ordem seguir” (infoescola). O hipertexto é uma forma avançada de leitura dinâmica e interativa, onde o conhecimento é absorvido de uma maneira rápida e objetiva.
"NAVEGANDO EM HIPERTEXTO
A internet é um meio de pesquisa muito válido, pois em pouco tempo, obtém-se informações variadas. O internauta é um pesquisador com um grande leque de opções para melhorar sua qualidade de pesquisa, se utilizado de forma coerente.
O hipertexto possibilita a interação de vários textos em um, como um texto aberto. A medida que utilizamos os links, complementamos o texto principal. Na busca de aprofundar o conhecimento sobre o hipertexto, destacam-se:
“O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento... Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.
Enfim, as partes de um hipertexto fazem sentido, mesmo sendo deslocadas do seu eixo central ou enredo. Ele possibilita a livre escolha, por onde começar e em que ordem seguir.” http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/.

Conforme destaca-se na atividade proposta:

“ Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal...”  http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Observa-se também:
“O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto eletrônico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circular por todo o mundo...” http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm
Ainda temos:
“Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede...” http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm.
Portanto, conclui-se que o hipertexto é uma forma avançada de leitura dinâmica e interativa, onde o conhecimento é absorvido de uma maneira rápida e objetiva.

Seja Feliz!

Peça ao céu um pouco de silêncio e procure conversar com a noite.Faça de cada ilusão uma promessa, e pense que, o que passou, passou.Lá fora o ar pode estar pesado, mas o desejo de seguir, de lutar, de amar, é maior.Então liberte-se dos preconceitos e saia por aí.Vá passear, ironize essa amargura e faça dela uma sombra fértil de amor.Não sinta receio de nada; a vida é assim, tudo é um eterno recomeço.Sempre existe um amanhã de saída, que pode ser feito de boas venturas e aventuras.Olhe-se no espelho e sorria, e coloque nesse sorriso tudo de bom quevocê tem para dar, as coisas que viu, ouviu, adorou e amou...Afirme-se em um só pensamento de que seus desejos sempre serão de alguma maneirarealizados; tudo é natural, tudo de bom parte de dentro de você.E lembre-se que em algum lugar existe alguém que lembra de você,sentiu saudades, às vezes até te amou, e isso é muito bom.Vibre com a lua, mas contra a tempestade.Fique feliz por ainda saber sorrir...Vá! Levante a cabeça, coloque no rosto uma expressão feliz, tudo vai lhe parecer mais fácil.Notou? Abra a janela e preste atenção nos pássaros brancos que voam no céu, se elesnão estiverem lá voando, ainda assim tem um infinito céu azul e lindo, só para você!Tudo é paz, naturalidade e franqueza.Se melancólico, por que esta melancolia?Lembre-se de um sonho, de alguém que está sempre ao seu lado,mesmo estando longe de você e sinta como é fácil ser feliz.E Seja Simplesmente FELIZ!!!
Amar é um ato de Coragem. Paulo Freire